História

Trata-se de uma instituição de ensino que teve o seu surgimento através da Lei Municipal 777/1970 da Câmara Municipal de Maringá e, sua denominação naquela época foi “Grupo Escolar branca da Mota Fernandes”, sua localização foi onde hoje funciona o Posto de Saúde Tuiuti, esquina com Rua Caracas com a Avenida Tuiuti. Naquela época, atendia aos alunos de 1ª. a 4ª. séries. 
No dia 01 de março de 1975, teve início a implantação do ensino de 5ª. e 6ª. séries ginasial, funcionando apenas no período diurno e também a extensão para as 7ªs. e 8ªs. séries, perfazendo dessa forma, a complementação do Ensino Fundamental, no Estabelecimento de Ensino. 
Em 1976 a A.P.P. (Associação de Pais e Professores) que era presidida pelo senhor João Francisco Lopes, promoveu diversas reuniões com o objetivo de se buscar a construção de novas instalações para a escola, uma vez que existia uma demanda de cerca de 920 (novecentos e vinte) alunos, quando na oportunidade dispunha-0se de uma capacidade física de apenas 280 (duzentos e oitenta) alunos. 
Em decorrência de todo o trabalho desenvolvido pela A.P.P. e também pela Administração do estabelecimento, ocorreu em data de 10 de setembro de 1978 a inauguração das atuais instalações da Escola, constituída pelo Bloco 1. 
Com o passar do tempo e com o consequente crescimento de toda a região Norte da cidade, a demanda por vagas e novos cursos no Branca da Mota, tornaram-se cada vez mais exigidos e, dessa forma, a administração do estabelecimento em parceria com sua associação de pais gestionaram junto a Secretaria de Estado da Educação na busca de um novo grau de ensino, e, como resultado de todos aqueles esforços, a instituição foi agraciada com a implantação em definitivo dos ensinos de 1º e 2º graus, dessa forma, passou-se à seguinte denominação: "Colégio Estadual Branca da Mota Fernandes - Ensino de 1º e 2º graus", a partir do exercício letivo de 1982. 
Com o advento do Ensino de 2º grau, a escola passou a contar com os Cursos de Técnico em Contabilidade e Magistério, este último, nos períodos da manhã, tarde e noite, onde ao longo de todo o seu funcionamento inseriu no mercado de trabalho um expressivo número de profissionais. 
Quanto à participação da Escola nos meios comunitários há que se destacar a contribuição que a mesma tem apresentado através do seu departamento musical como fator de integração, disciplina, ordem e cidadania de seus alunos e também adolescentes e jovens da Comunidade, isto, decorrente da sua Fanfarra Juvenil Mista, fundada em 02 de junho de 1982 com a qual, conseguiu 08 (oito) títulos de Campeã Estadual nos anos de 1983 a 1986, 1988, 1993, 1995 e 1996, e, ainda tri-campeã nacional de bandas e fanfarras nos anos de 1994 a 1996. Ainda, dentro dessa modalidade de Corporação Municipal, foi instituída em data de 16 de agosto de 1999 a parceria com a ACBMF (Associação Cultural Banda de Música Banca da Mota Fernandes), instituição essa que, composta por um maestro e seis professores de música, ministram aulas graciosamente às crianças e jovens da comunidade, tendo participado em diversos campeonatos onde obteve os seguintes resultados: vice-campeã geral na cidade de santa Fé-PR em 08/09/2007; 3º. lugar no campeonato Paranaense na cidade de Telêmaco Borba-PR em 22/09/2007, e 1º. lugar no Campeonato de bandas e Fanfarras na cidade de Mandaguaçu-PR em 08/12/2007. 
Dentro do PPP (Projeto Político-Pedagógico), a Educação Especial é tratada como fator de inclusão nas modalidades: Sala de Recursos 1ª a 4ª. séries; Sala de Recursos de 5ª. a 8ª. séries; Salas de alunos portadores de deficiência visual-DV; Salas de alunos portadores de deficiência mental-DM, e ainda Salas de Apoio à Aprendizagem, assim como no campo pedagógico há uma estreita relação com os órgãos de apoio dentro da escola: Conselho Escolar e a atual APMF (Associação de Pais, Mestres e Funcionários).